. orientações, arguências e júris


orientação de estudos de pós-doutoramento — concluídas (8)

2021 — Professora Doutora Francisca Rosália Silva Menezes, UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil, “ARTE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: POÉTICAS VISUAIS DE MULHERES ARTISTAS CONTEMPORÃNEAS ORIUNDAS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA”, 2 de março de 2020 a 3 de setembro de 2021.

2021 — Professora Doutora Jeannette Filomeno Pouchein Ramos, UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil“ARTE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: POÉTICAS VISUAIS DE MULHERES ARTISTAS CONTEMPORÃNEAS ORIUNDAS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA”. março de 2020 a março de 2021.

2019— Professor Doutor Jorge José Araújo da Silva, Universidade Católica de Pernambuco. “Letramento Cartográfico em Oficina Artística relacionada à Geografia”. março de 2018 a março de 2019.

2019 — Professora Doutora Maria Virginia Gordilho Martins – Universidade Federal da Bahia, Brasil. “TRILHAS DE CRISTAL: Documentos de percurso, registros e reflexões sobre o processo criativo nas margens do Douro”, segundo semestre de 2019. (co-orientação, orientação da professora Doutora Teresa Almeida).

2019 — Professor Doutor Mário Sette, Universidade Federal de Pernambuco, “PROCESSO INTERSEMIÓTICO ENTE A PRÁTICA ARTÍSTICA POR ATIVIDADE PICTÓRICA DE MARIO SETTE (1953) EU, E A OBRA LITERÁRIA DO ESCRITOR MARIO SETTE (1896/1950) MEU AVÔ.”. setembro de 2018 a outubro de 2019

2014 — Professora Doutora Madalena de Fátima Zaccara Pekala, Universidade Federal de Pernambuco, A. “Crise e Utopia: Coletivo de Ação e Investigação. (ID/CAI)”, setembro de 2013 a março de 2014, bolsa da CAPES.

2014— Professora Doutora Edite Colares Oliveira Marques, Universidade Federal do Ceará, “A inserção das Festa Tradicionais Populares no Ensino de Arte na Educação Básica”, Maio de 2013 e Maio de 2014, bolsa da CAPES.

2013 — Professora Doutora Moema Lúcia Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo, “Modos de dizer: discursos e práticas educacionais em instituição museológica.”, março a setembro de 2013, bolsa da CAPES.


orientação de teses de doutoramento — concluídas (27)

2024 — Marta Daniela Pereira Rosário, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: White Out: Ressonâncias do Tempo. Orientadores: Professor Doutor Fernando José Pereira e co- orientador Professor Doutor José Carlos de Paiva. Concluída em 31 de outubro de 2024, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2023 — Rodrigo de Freitas Oliveira Cordeiro, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Ouvir o Outro: Escuta da Alteridade sonora intercultural num ensaio poético auto-etnográfico. Orientadores: Professor Doutor Mário Joaquim Silva Azevedo e co-orientação de José Carlos de Paiva. Concluída em 7 de junho de 2023, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2021 — António Rosemberg Moura, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese:Juazeiro do Padre Cícero: O Sagrado, a Arte e a Utopia da Terceira Era do Espírito Santo. Orientadores Professor Doutor José Carlos de Paiva e co-orientação de Tiago Barbedo Assis (FBAUP). Concluída em 6 de dezembro de 2021, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2021 — Luciana Lima Batista, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese:Neoliberalismo e educação estética: o ensino de arte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientadores Professor Doutor José Carlos de Paiva e co-orientação de Ronaldo Rosa Reis – Universidade Federal Fluminense, Brasil-RJ. Concluída em 16 de março de 2021, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2021 — Ana Sofia da Cunha Bessa Reis, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Projecções do Norte. Reflexões a Sul. O ensino da história da arte e a descolonização do saber. Orientadores: Professor Doutor José Carlos de Paiva, e Professora Doutora Catarina S. Martins (FBAUP). Concluída em 1 de fevereiro de 2021, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2020 — Carla Alexandra Monteiro Baptista Alves, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: O Abraço Sonoro dos Afetos – Da estimulação musical precoce nos fetos e bebés à importância da voz materna e voz de afeto nas canções de embalar do séc. XXI – Interpretação e novas propostas musicais. Orientadores: Professor Doutor José Carlos de Paiva, e Professor Doutor Dimitris Papaioannou (ESMAE). Concluída em 27 de novembro de 2020, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 

2020 — Maria do Carmo Sousa Guedes Pestana Sarmento, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Alunos com Currículo Específico Individual (CEI), no Ensino Básico: possibilidades de Ação Educativa em Educação Artística diante de estímulos diferenciados. Orientador: Professor Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes (FPCEUP) e co-orientação de Professor Doutor José Carlos de Paiva. Concluída em 27 de julho de 2020, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2018 — Lígia Lima de Oliveira Lima Pinto, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Arte entre Espaços — Aprendizagens entre contextos de escola e contextos de arte – Pontes com Museus e projectos com artistas — Actualidade e (dês)construção de mitos. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva e co-orientação de Emily Pringle, FBAUP. Concluída em 18 de dezembro de 2018, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2018 — Rita Emanuela Raínho Brás, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Descolonizar o conhecimento. Políticas e Práticas de Educação Artística no Ensino Superior em Cabo Verde. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP, Concluída em 17 de dezembro de 2018, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Bolsa FCT

2018 — Isabel Mota Costa, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: O Pastor do Maranhão/Brasil, e as Janeiras de Porto/Portugal: análise e perspectivas das visualidades e possibilidades no ensino de Artes Visuais nestas manifestações populares natalinas. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva. Concluído em 29 de novembro de 2018, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2018 — Isabela Barbosa Rodrigues, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: As práticas artísticas na formação de professores em Artes Visuais no Ensino a Distância – Universidades Abertas do Brasil e de Portugal. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva. Concluído em 18 de julho de 2018, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Bolsa CAPES

2018 — Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Identidade Terena: a valorização do passado e o olhar para o futuro – estudo relacional de aldeias terena em Aquidauana e Anastácio. MS. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva. Concluída em 24 de abril de 2018, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto..

2018 — Paulo Emílio Macedo Pinto, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: “Cada um guarda mais o seu segredo… A fotografia como herança afectiva: Memórias autobiográficas (d)e experimentos de criação artística em duas margens”. Orientadores: Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP e Professora Doutora Madalena Zaccara, UFPE Bolsa CNPQ. Concluída a 20 de abril de 2018, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Bolsa CNPQ

2018 — Fabíola Passos Valente, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Alfabetos sobre o campo: célula germinal versus arte germinal. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva. Concluída a 22 de fevereiro de 2018, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2017 — Jerônimo Vieira de Lima Silva, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto— tese: Transcartografia: Teatralidades e Performatividades no Devir-Trans. Orientadores: Professor Doutor José Carlos de Paiva e Fabio Rodrigues, URCA, Brasil. Concluída a 22 de dezembro de 2017, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2017 — Mário Joaquim Silva Azevedo, — programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: 4’34” Sobre o silêncio e da sua entropia a partir de John Cage. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva, co-orientador: Fernando José Pereira, FBAUP. Concluida a 17 de novembro de 2017, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2017— Diana Valverde de Almeida, — programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Para Além dos Muros – Ensino/Aprendizagens das Artes Visuais na Escola de Formação Profissional. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva. Concluída a 8 de fevereiro de 2017, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2016 — Valdemar Monteiro Lopes, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: “Cabo Verde. Arte/Educação/Cultura como vectores de Desenvolvimento: Um desafio à investigação aplicada em contexto, com o mínimo de dispositivos”. Orientador Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP. Concluída em 14 de dezembro de 2016, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2016 — Álvaro Samuel Guimarães da Mota, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Passagem e Mistura. O acto performativo como ferramenta e meio de criação na passagem e mistura de teoria com prática artística. Orientadores: Professor Doutor José Carlos de Paiva, e Professora Doutora Catarina S. Martins, FBAUP. Concluída em 12 de dezembro de 2016, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2016 — Vera Lúcia Pereira da Silva, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Recantos de individualidade nos contextos do desenho – Em trânsito entre a regulamentação e a emancipação. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP. Concluída em 6 de dezembro de 2016, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2016 — Elisabete Mónica Moreira Faria, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: “Educação Artística Diferenciada: Contando e recontando a história. Aprender fazendo com/para/na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas”. orientadores: Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP e Professora Doutora Natércia Alves Pacheco, FPCEUP. Concluída em 7 de setembro de 2016, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Bolsa FCT.

2015 — Denilson Pereira Rosa, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Interações culturais nas Artes Visuais: Intervenção artística no quilombo Conceição das Crioulas. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP. Concluída em 18 de dezembro de 2015, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2015 — Georgina Furtado Franca Diniz, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Uma experiência de intervenção performática: em busca de uma outra “narrativa” na aprendizagem da arte. Orientadores: Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP e Professor Doutor Erinaldo Alves, UFPB. Concluída em 7 de julho de 2015, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2015 — Maria Raquel Canedo de Sousa Morais, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: Risco & Stroke: a experiência do ensino do design gráfico para a construção do indivíduo. Orientadores: Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP e Professora Doutora Natércia Alves Pacheco, FPCEUP. Concluída em 9 de abril de 2015, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2015 — Joana Luísa da Silva Paradinha Ribeiro, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: OFICINA — espaço de atenção, acção e reflexão. Para um entendimento da educação artística em técnicas de impressão. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP. Bolsa FCT, concluída em 7 de abril de 2015, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

2015 — Maria Inês Arel Rothes Marques Vicente, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — tese: DARKNESS performing SENSITIVENES. Orientadores: PhD John Baldacchino, University College, Falmouth, United Kingdom e Professor Doutor José Carlos de Paiva, FBAUP, concluída em 18 de maio de 2015, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


orientação de dissertações de mestrado . concluídas (51)

2015 — Luísa Morais e Castro Venâncio de Magalhães, A desobediência do erro: Ensaios sobre a dimensão do conflito, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 13 de julho de 2015.

2015 — Ana Sofia Faustino Ribeiro da Silva, Enquanto traço, desenho o infinito…, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 6 de julho de 2015

2015— Mariana Silva Matias, E nós, desenhamos ou dançamos?: reflexão acerca do ensino da arte. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 6 de julho de 2015

2015 — Joana Maria Monteiro de Oliveira, Surpresas e conflitos de uma experiência de estágio. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 13 de julho de 2015

2014 — Inês Bento Caetano de Azevedo, Encontros e desencontros com a arte contemporânea: interseções entre a docência e mediação cultural. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 25 Setembro de 2014.

2014 — Tiago Torres Pinho, As TIC como possibilidade de Emancipação: Uma proposta pedagógica para uma plataforma educativa diferenciada. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 14 de Julho de 2014.

2014 — Sónia Patrícia Afonso Moreno, Desenhos (Des)Territorializados, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 14ede julho de 2014.

2014 — Maria Teresa Pinto da Cunha Folha, A influência da dinâmca social e tecnológica no Ensino-Aprendizagem em Design Gráfico, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 30 Junho de 2014.

2014 — António Manuel da Silva Braz, A utilidade da Geometria Descritiva na aprendizagem da representação, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 27 Junho de 2014.

2014 — Ana Cristina Lourenço de Sousa Paulo, Riscos que nos definem: o desenho como experiência de transformação do sujeito, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 26 Junho de 2014.

2013 — Cláudia Daniela Figueiredo Marinho, As possibilidades educativas das Instituições Culturais na aprendizagem de História da Cultura e das Artes, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 30 Outubro 2013.

2013 — Ana Maria da Silva Lopes Barradas, O saber olhar – compreender, materializar… transmitir, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 1 Julho de 2013.

2013 — Susana Andreia Machado Alves, Construção do jovem aluno como autor, ensino do Design, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 28 Junho 2013.

2013 — Telma Filipa Oliveira Pina Chorão, Apropriações, citações da e na História da Cultura e das Artes, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 28 Junho 2013.

2013 — Ricardo Miguel Santos Pistola, O sujeito, o mapa e a viagem, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 26 Junho 2013.

2013 — Roberto Nuno Luís Correia, Apto para o ensino do Desenho?: reflexões a partir de um contexto especializado, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 26 Junho 2013.

2013 — Fernanda Maria Mendes da Cunha, Onde mora o desenho no projeto de design? – modos de trabalhar o desenho no espaço sala de aula, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 25 Junho 2013.

2012 — Fernando José Figueiroa Pedro, Desenho logo existo. O ‘Desenho Reflexivo’ como processo de construção do pensamento, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 17 Julho 2012.

2012 — Vera Lúcia Fernandes Ferreira, Uma janela para a história da cultura das artes, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 16 Julho de 2012

2012 — Vera Lúcia Pereira da Silva, Linhas nas aprendizagens do desenho no contexto artístico profissional.Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 16 Julho 2012.

2012 — Ana Cristina Gouveia da Costa Cachucho, Desenrolar o modelo das aprendizagens do desenho até ao atlas de imagens na educação artística. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 16 Julho 2012.

2012 — Michelle Ferreira Domingos, A condição contemporânea da arte e do seu ensino na escola: Notas sobre arte, política, cultura e sociedade, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 10 Julho 2012.

2012 — Carla Sofia Nunes Gorgulho Leal Correia, relatos animados – reflexão sobre a actividade de estágio no âmbito do Ensino Artístico Profissional de Animação. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 9 Julho 2012.

2012 — Angélica da Silva Costa, Escuto e esqueço; vejo e recordo; faço e entendo – reflexões sobre a acção do artista-pesquisador-professor. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 9 Julho 2012.

2012 — Bruno André Fernandes Rajão, Dinamização crítica através do ensino de Artes Visuais. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 4 Julho 2012.

2012 — Sílvia Raquel Barros Pinto, Diário Gráfico como dispositivo de aprendizagem do desenho no Ensino Secundário. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 4 Julho 2012.

2012 — Bruno Miguel Azevedo Monteiro, Visualização da Informação. Cartografias visuais sobre a estrutura informativa escolar. A documentação que se considera relevante ao docente do grupo 600. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 3 Julho 2012.

2012 — Ricardo Luís dos Santos Gomes, Desenhar com o corpo em mente. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 3 Julho 2012.

2011 — Joana Gonçalves Esteves, Ensino das Artes Visuais. Para quê? — Construção da identidade do professor de Artes Visuais. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 27 Julho 2011.

2011 — Inês Gonçalves Moreira de Azevedo, escolando uma experiência viva e reflexiva sobre educação artística. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 22 Julho 2011.

2011 — Joana da Conceição Vaz Rainha Mateus, A travessia da escola. Desenhando uma rota para uma aprendizagem na educação artística. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 22 Julho 2011.

2011 — Márcia Daniela Oliveira da Silva, O Diário de Campo como estratégia pedagógica na relação professor/aluno surdo’, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, concluída em 21 Julho 2011.

2011 — Cláudia Susana Pacheco Pinhão Antunes Gomes, As possibilidades educativas do jogo na aprendizagem do Desenho. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 21 Julho 2011.

2011 — Mafalda Isabel Sousa Alves Carreira, A imagem no Ensino das Artes Visuais. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 20 Julho 2011.

2011 — Sara Isabel Oliveira Silva, experienciar (n)a sala de aula — uma aproximação ao learning by Design.Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 20 Julho 2011.

2011 — Joana Maria Fernandes Pereira, Troca e correspondência — Sobre o campo de interacção professor-aluno no ensino do desenho. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 13 Julho 2011.

2011 — Mário Jorge Ribeiro Candosa Vitória, escrevendo no verso das folhas: diário gráfico como ferramenta de trabalho no ensino das artes visuais. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 13 Julho 2011.

2011 — Ana Isabel Lima Palma, A sinfgularidade do ductus num contexto colectivo. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 12 Julho 2011.

2011 — José Damião Porto Alves de Castro, Estratégias promotoras de aprendizagem do Desenho: diversidade de Recursos. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 12 Julho 2011.

2010 — Raquel Gracinda Dinis de Azevedo Teixeira de Magalhães, Processos de aprendizagem, análise das práticas educativas. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 24 Setembro 2010.

2010 — Adriana Mafalda de Sousa Nogueira, metodologia de trabalho de projecto: esboços de caminhos para o desenho,. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 28 Julho 2010.

2010 — Paulo Miguel de Oliveira Fernandes, A Visita de Estudo com estratégia possível para a promoção de aprendizagens significativas em Artes Visuais. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 14 Julho 2010.

2010 — Pedro Manuel Machado Ferreira, Para uma didáctica da Geometria Descritiva. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 13 Julho 2010.

2010 — Maria de Lurdes Azevedo Moreira Silva Gomes, As aplicações informáticas no desenvolvimento do raciocínio espacial para a aprendizagem da Geometria Descritiva. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 13 Julho 2010.

2010 — Sofia Moura Pinheiro Barreira, Como ensinar a aprender a desenhar?. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 13 Julho 2010.

2010 — Raquel Maria Fernandes Costa, Um novo paradigma para o ensino das Artes Visuais na Era da Criatividade. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 13 Julho 2010.

2009 — André Alves Barbosa, Mestre sem mister. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 7 Setembro 2009.

2009 — Dalila Cristiana Correia Gonçalves, A escola pública e a arte pública, a ilusão do acesso a todos. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 29 Julho 2009.

2009 — Ana Filipa Duarte Costa Almeida Vieira, Aprendendo a ser um docente diferente para cada disciplina e cada aluno. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 28 Julho 2009.

2009 — Joaquim Alberto da Luz de Jesus, O lugar do olhar: uma reflexão critica sobre as possibilidades da cianotipia enquanto potenciadora de uma visão desterritorializada no ensino em Artes Visuais, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 29 Julho 2009.

2009 — Carlos Filipe Nunes Fontes, Relatório de 2º ciclo em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário — FPCEUP e FBAUP, concluída em 29 Julho 2009.


orientação de estudos de pós-doutoramento . em curso (2)

Mário Joaquim Silva Azevedo, ESCUTA INFINITA. por uma arqueologia poética dos sons.

António Rosemberg Moura, ÁRABES, MOUROS E MOÇÁRABES: AS INFLUÊNCIAS DA CIVILIZAÇÃO DO AL ANDALUZ E DO AL GARBE NAS CULTURAS E NAS ARTES DE PORTUGAL E DO BRASIL.


orientação de teses de doutoramento . em curso (5)

— Flávia Wanderley Lira, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — projeto de tese:Modos de Vida: Desenhos de r-existência. Orientadores professor Doutor José Carlos de Paiva e co-orientadora — Maria das Vitórias do Amaral Negreiros, UFPE, Brasil-PE.

— Manuel Lima Fortes, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — projeto de tese: TECENDO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NO EBO. Entre Territórios e Diálogos Artísticos das Ilhas de Cabo Verde. Orientador Professor Doutor José Carlos de Paiva

— Pedro Vasconcelos Cachapuz, Doutoramento em Artes Plásticas da Universidade do Porto — projecto de tese: O MUSEU E O ACTIVISMO POLÍTICO NA ARTE CONTEMPORÂNEA. Orientador: Professor Doutor José Carlos de Paiva. Bolsa FCT.

— Tania Kacelnik, programa doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto — projeto de tese:Rendeiras de Bilros, Brasil e Portugal: memórias, relatos e experiências dos processos de ensino-aprendizagem. Orientadores Professor Doutor José Carlos de Paiva e co- orientadora Professora Doutora Teresa Medina.


presença em júris – como arguente– doutoramento (11)

— Aurisberg Leite Matutino. Culturas de Fronteiras: (Auto)Representações da Juventude Em Cenários de Violência Urbana na Cidade de Luziânia/GO. Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Universidade Federal de Goiás. 27 de fevereiro de 2023.

— Olga Rosa dos Remédios Rodrigues Souto. O contributo da atividade artística e patrimonial para a educação com foco na Aprendizagem Inter-Relacionada da Matemática e da Música. Doutoramento em Educação Artística da Universidade de Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 10 de outubro de 2022.

— Adriana Freitas. No acontecer das práticas artísticas contemporâneas: processos e significações de aprendizagens colaborativas. Doutoramento em Educação Artística da Universidade de Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 14 de março de 2022.

— Mara Cláudia Pereira Maravilha. Inventividade – lugar de expressão e autonomia – o gesto e o discurso da infância. curso doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, 2 de março de 2020.

— Sílvia Raquel Barros Pinto, O Storytelling como processo pedagógico de apropriação artístico-cultural: viagem na obra de Hieronymus Bosch mediatizada por uma superfície tangível. Doutoramento em Ciências da Comunicação, Universidade do Minho, 15 de setembro 2018

— Jaime Mena Torres, CONSTRUCCIÓN DEL CONCEPTO VISUAL DE LA EDUCACIÓN. VISIONES DE LA EDUCACIÓN A TRAVÉS DE LA FOTOGRAFÍA ARTÍSTICA, LA FOTOGRAFÍA DE PRENSA Y LOS ESTUDIANTES. Facultad de Bellas Artes – Universidad de Granada, Espanha, 12 de junho de 2015.

— Rui José Nunes Lopes, A moral, mural!: As ideias nos mapas e quadros parietais. Doutoramento em Educação Artística. Instituto de Investigação, Universidade de Lisboa, 14 de maio de 2014.

— Rui Alexandre Lopes Sousa, Una educación artística sostenible: el dibujo basado en los sentidos y las emociones (una experiencia educativa con los niños de Sta. María de Feira). Programa: El dibujo y  sus técnicas de expresión. Universidad Politécnica de Valencia, 27 de fevereiro de 2014.

— Joaquim Alberto Luz de Jesus, (In)Visibilidades: um estudo sobre o devir do professor-artista no ensino em artes visuais, curso doutoral em Educação Artística da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, 21 de janeiro de 2014

— Tiago Barbedo Assis, COMUNIDAD Y SOCIEDAD EN LAS MARGENES DEL DILUVIO TECNOLÓGICO, Universidad Politécnica de Valencia, 4 de julho de 2013.

— Sílvia Patrícia Moreno Simões, Perspectivas do Ensino Artístico Face à Tecnologia Digital: O ensino do desenho: do atelier à rede, Doutoramento em Arte e Design da Universidade do Porto — Faculdade de Belas Artes, 18 de janeiro de 2013.


presença em júris – como arguente– mestrado (26)

— Erickson Fortes. Quarteirão da antiga Companhia Cory & Brothers. a importância da memória colectiva para a manutenção da identidade da cidade do Mindelo. Mestrado Integrado em Arquitectura. M_EIA, Instituto Universitário de Arte, tecnologia e Cultura, Cabo Verde. 9 de outubro de 2021.

— Luana Maria Pereira Gonçalves de Andrade. Barcos Possíveis: A travessia das imagens. Curso de Mestrado em Artes Visuais, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. 26 de fevereiro de 2021.

— Louise Shizue Kanefuku. Sem fronteiras: Da performance à criação de metáforas visuais para a livre circulação global. Mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 27 de novembro de 2011.

— Maria Inês de Pereira Barreira. Patológico em devir” Fronteiras (in)transponíveis de uma Educação Artística. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 19 de outubro de 2018.

— Maria Augusta Lage Alves Marques. Mãos que (DES)mentem os discursos escolares. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP),26 de junho de 2017.

— Marcia Jucilene do Nascimento. Por uma Pedagogia Crioula: memória, Identidade e Resistência Quilombola em Conceição das Crioulas-PE. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasilia, 12 de maio de 2017.

— Mónica Biscaia Araújo. As Técnicas de Impressão como Campo de Exploração: Trabalho colaborativo com as Oficinas da Cooperativa Árvore. Mestrado em Pintura da FBAUP, 14 de dezembro de 2016.

— Valentina Loureiro Pereira. A salvação da nação pela salvação da Alma. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 19 de julho de 2016

— Tania Sophie de Freitas. Aqui jazem as selvagens e soltas ideias sobre a educação artística, e não só. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 18 de julho de 2016.

— Pedro Miguel Cunha de Sousa. Mestres e discípulos: a relação pedagógica no ensino e aprendizagem em artes visuais. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 13 de julho de 2015.

— Sara Isabel Vicente Carneiro. Ensino/Arte Contemporânea potenciando o pensamento crítico. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 13 de julho de 2015

— Agostinho Borges Serra. Metodologia projetual: uma opção transversal para o ensino de Artes Visuais.Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 21 de novembro de 2014.

— Catarina Dias Cadima. estudar para quê?. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 25 de setembro de 2014.

— Joana Rita Lima Gama Mendes. A Manta das Histórias: Livro Ilustrado. Mestrado de Ilustração, ESAP, Guimarães, 4 de julho de 2014.

— Elsa Maria Tavares de Sousa Soares David. Artes Plásticas Angolanas nos Últimos 10 Anos. Mestrado em Pintura, FBAUP, 13 de dezembro de 2013.

— Ariana Borlido Loureiro. Mostra-me o teu espaço… Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, FBAUP, 8 de novembro de 2013

— Aurora Patrício Sereno Pinheiro. A construção de aprendizagens em Oficina de Artes: Refletindo sobre uma prática educativa em artes visuais. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 2 de julho de 2013.

— Tatiana Fernandes dos Santos. Trans-forma-acção: por entre acções da História da Cultura e das Artes.Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 22 de junho de 2013.

— Magda Maria Rodrigues da Silva. Entre desenhos-daninhos: a inscrição da potência. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 22 de junho de 2013.

— Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro Neves. Atitude Criativa e Questionamento em Educação Visual e Tecnológica. Mestrado em Didáctica — Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, 18 de dezembro de 2012.

— Vítor Manuel Poças Martins Moreira. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Évora — Escola de Ciências Sociais, 24 de setembro de 2012

— Joana Rosa de Sousa. Campanhas Coloniais no tempo do Leão de Gaza – Ilustração Pedagógica e Comunicação Integrada, Mestrado em Ilustração — ESAD – Guimarães), 30 de julho de 2012.

— Cláudia Sofia Martins Ferreira. representação do EU – Uma proposta de auto-representações na disciplina de desenho. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP),17 de julho de 2012.

— Sónia Cristina da Rocha Gomes Soares. À IMER/R/GEM DE… Queer, Género e Sexualidade no Ensino Contemporâneo das Artes Visuais. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (conjunto FBAUP e FPCEUP), 4 de julho de 2012.

— Mariana de Almeida oliveira e Silva. Meu Douro: Projeto com escolas 2009/2010. Serviço educativo do Museu do Douro. Um estudo de caso. Mestrado em História da Arte Portuguesa — Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 23 de novembro de 2011.

— Andreia Susana Tavares Damas. Intervenção educativa em contexto escolar através das artes performativas – o desenvolvimento da capacidade criativa. Mestrado Integrado em Psicologia — Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 23 de dezembro de 2011.


presença em júris – como arguente– provas de atribuição do título de especialista – Institutos Politécnicos (1)

— Sílvia Raquel Carvalho de Castro. Provas de atribuição do título de especialista na área de ‘Artes Visuais e Produção dos Média’, no Instituto Politécnico de Santarém, 24 de Maio de 2012.